palmeiras x flamengo Marco Aurelio Coluna Alfa

Gilvan de Souza/Flamengo)

Marco Aurélio Souza
31/12/2025
4 minutos

CHÁ DE CAMOMILA PARA QUEM NÃO É FLAMENGO E PALMEIRAS

Marco Aurélio Souza
Marco Aurélio Souza

Por Marco Aurélio Souza: entre camomila e chimarrão, a verdade incômoda sobre Flamengo, Palmeiras e o resto.

Estou num supermercado em Porto Alegre e um senhor muito educado se aproxima já com uma saudação interessante:

- Marco Aurélio, eu tenho a solução para a dupla Gre-Nal!

Recebo a frase com um sorriso e começamos a conversar no meio do corredor dos chás, cafés e erva para chimarrão. O nome do meu novo amigo é Hélio, seu Hélio. Sabe o desenho do Pica-Pau? Sabe o Leôncio? Então, seu Hélio é estilo Leôncio. E ele é muito simpático.

Me pergunta sobre os tempos da Globo, conta que tem uma filha médica que mora em São Paulo e que tem dois netos gêmeos e um é corintiano e o outro é tricolor, são-paulino. A filha é colorada e o marido é palmeirense. Pensei com os meus botões: essa casa é uma mesa redonda a cada refeição, são quatro times debaixo do mesmo teto... Imagina no Paulistão?

Seguimos pelo corredor atrapalhando as outras pessoas e seu Hélio apresentou sua tese que era simples:

- Marquinho (já estávamos mais íntimos), a solução para os times daqui é simples. É só fazer como os chineses...

Confesso que não peguei a visão e tive que perguntar:

- Chineses? Como assim, seu Hélio?

- Copiar. É só copiar o Flamengo e o Palmeiras. Manda um executivo para lá fazer um baita estágio e aprende tudo. Tenho certeza que a Tia Leila vai deixar. Aquele mala do Flamengo, o LAP!

Aí eu corrigi:

- O BAP!

- Isso, eu acho que ele não vai querer, mas a Tia Leila pode nos ajudar.

VEJA TODAS AS COLUNA DE MARCO AURÉLIO SOUZA NO BLOG DA ALFA

É triste, mas é fato. Seu Hélio enxergou o que está grudado na nossa cara. O Brasil virou a Espanha e o Ano Novo não vai mudar as coisas. O que é ruim para 18 clubes da Série A é ótimo para dois e eles estão de parabéns. Competência no futebol brasileiro é artigo de luxo e a dupla Palmeiras e Flamengo dá aula nesse quesito.

Sim existem as SAFs do Botafogo, Galo, Cruzeiro e Bahia com poder de investimento, mas para 2026 não erra quem não apostar nesses quatro gigantes e seguir acreditando no óbvio: Palmeiras e Flamengo vão brigar pela Libertadores e o Brasileirão, as competições mais importantes.

O Ano Velho nem terminou, o mercado de transferências está aquecido e quem são os protagonistas? Não por acaso, a negociação mais impactante é a ida de Marlon Freitas para o time de Abel Ferreira. Mais um exemplo da diferença entre a dupla bilionária é o resto. O Botafogo é SAF, o Botafogo ganhou a Libertadores e o Brasileirão em 2024, mas o Botafogo vai perder seu melhor jogador de meio-campo, seu líder técnico e capitão.

O Flamengo focou nos últimos dias na renovação de contrato do técnico Filipe Luís e fez certo. Perder Filipe agora seria voltar algumas casas no jogo de WAR com o Palmeiras. Ainda no Fla, a direção contratou Vitão, um dos melhores zagueiros do país, com a naturalidade de alguém que vai à padaria da esquina tomar um café e comer um pão na chapa. O Inter devia parcelas da compra de Tiago Maia e assim o Flamengo pagou por Vitão a metade do seu preço real. O resto virou perdão da dívida. Organizados tem sempre, criam sempre as melhores oportunidades.

Eu adoraria pensar que algo novo vai acontecer em 2026, mas a lógica da competência de Palmeiras e Flamengo não me deixa imaginar uma grande novidade. E se eu posso torcer, rezar, pedir por algo no Ano Novo, meu desejo é simples: dirigentes dos outros gigantes, ACORDEM!!!

No fim da conversa que durou cinco minutos e tumultuou, levemente, um dos corredores do supermercado, seu Hélio e eu, chegamos ao alvo que era comum: chá de camomila. Uma caixa para cada um, um aperto de mão com abraço, um novo amigo e a verdade que não vai mudar em 2026. Enquanto os outros não copiarem a dupla de bilhões, chá de CA-MO-MI-LA, porque acalma e ajuda a dormir melhor...

IMPORTANTE: As opiniões dos colunistas são independentes e não expressam, obrigatoriamente, a visão da Alfa.

Compartilhe nas redes sociais

Fique em dia

Assine nossa newsletter e esteja Sempre um Lance à Frente!