Flamengo Campeão Libertadores Alfa

Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Marco Aurélio Souza
04/12/2025
3 minutos

O BRASIL VIROU ESPANHA?

Marco Aurélio Souza
Marco Aurélio Souza

Flamengo e Palmeiras seriam os novos Real Madrid e Barcelona do futebol brasileiro? O jornalista e colunista Alfa, Marco Aurélio Souza, acredita que sim. Mas isso é bom?

O Brasil repete que o Brasileirão é o campeonato mais difícil do mundo. E isso era verdade. Era, até 2015. Porque há exatos 10 anos começava a construção da maior hegemonia da história dos clubes por aqui. A final emocionante da Copa do Brasil entre Palmeiras e Santos, com direito a gol do título marcado pelo goleiro Fernando Prass, é o marco zero da espanholização do nosso futebol.

A escalada é rápida. Com o dinheiro de um presidente bilionário e uma profunda mudança de gestão, em 2016, o Palmeiras ganhou o Brasileirão, repetiu a conquista em 2018 e só não seguiu em 2019 porque surgiu o Flamengo imbatível de Jorge Jesus. O Flamengo rico que tinha passado quase uma década pagando contas, consertando seu passado de administrações amadoras e gritando para a América do Sul que a maior torcida, finalmente, tinha o clube mais rico de todos. No mesmo ano ganharam o Brasileirão e a Libertadores.

Mas veio 2020, a pandemia, e o Palmeiras deu o troco ganhando a sua segunda Libertadores. Agora os ricos eram bicampeões continentais, mas um trio ainda ostentava sozinho o recorde brasileiro, o tricampeonato. O que Santos, São Paulo e Grêmio não sabiam (ou não enxergavam, ainda) é que a dupla "espanhola" estava só começando seu reinado.

VEJA TODAS AS COLUNAS DO JORNALISTA MARCO AURÉLIO SOUZA

Veio 2021, os dois fizeram a final da Libertadores e deu Palmeiras. Veio 2022 e deu Flamengo. O Brasil agora tinha cinco tricampeões da Libertadores e a regressiva estava aberta: qual dos dois será o primeiro tetra?

Dois anos com mais títulos brasileiros, Fluminense e Botafogo, e eles voltaram para mais uma final. Deu Flamengo no último sábado e a pergunta que eu sei a resposta é óbvia: será que os outros clubes ainda não perceberam que estamos diante do "Real Madrid e o Barcelona" dos trópicos?

Palmeiras Campeão Brasileiro 2023 Alfa

De 2015 para cá, o Palmeiras ganhou duas Libertadores, quatro campeonatos brasileiros e duas Copas do Brasil. Oito títulos grandes. E o Flamengo ganhou três Libertadores, três campeonatos brasileiros e duas Copas do Brasil. Oito títulos grandes.

Acho que não é preciso desenhar, né? O 2026 está aí, o Brasileirão vai começar em janeiro e alguém tem dúvida que a dupla espanhola do Brasil é favorita em todas as competições? Dirigentes dos outros, torcedores dos outros, vocês vão apenas torcer contra ou fazer algo para o Brasil voltar a ser Brasil? Competência não deve ser invejada. Deve ser copiada, adaptada e aplicada.

Eu quero o Brasileirão mais difícil do mundo de volta. E você?

IMPORTANTE: As opiniões dos colunistas são independentes e não expressam, obrigatoriamente, a visão da Alfa.

Compartilhe nas redes sociais

Fique em dia

Assine nossa newsletter e esteja Sempre um Lance à Frente!