Torcida Flamento Mundial Alfa

Adriano Fontes/Flamengo

Marco Aurélio Souza
19/12/2025
3 minutos

O FLAMENGO NÃO ERA O BRASIL NO MUNDIAL

Marco Aurélio Souza
Marco Aurélio Souza

Crônica de Marco Aurélio Souza, jornalista e colunista da Alfa, sobre rivalidade, torcer contra brasileiro e uma noite de pênaltis pelas ruas de São Paulo. 

Não tenho certeza, mas a frase pode ser do Luciano do Valle ou do Galvão Bueno: "Time tal é o Brasil na Libertadores ou Time tal é o Brasil no Mundial". Mas não é. Nunca é. O torcedor raiz torce só por um time e seca o outro brasileiro que pode ganhar um grande título. E talvez o PSG nem saiba, mas na final contra o Flamengo teve a maior torcida do mundo.

Eu estava dentro de um táxi na movimentada Avenida 23 de maio, em São Paulo, na hora dos pênaltis. Via tudo pela Cazé TV e o motorista, o Seu Dirceu, corintiano, ouvia a rádio TMC, a antiga Transamérica.

VEJA TODAS AS COLUNA DE MARCO AURÉLIO SOUZA NO BLOG DA ALFA

O problema é que o som da rádio chegava alguns segundos antes do Youtube e aí fizemos um acordo. Ele parou o carro, desci e entrei de novo, mas no banco da frente. Assim o Seu Dirceu dirigia e dava umas olhadinhas na tela do meu telefone.

Aqui vale uma informação importante: Seu Dirceu era meio pé de chumbo. Era só o transito pesado dar uma trégua que baixava o Lando Norris nele. E assim no acelera e para começaram os pênaltis e os dois times acertaram. Vem o Saul para a batida e o Seu Dirceu solta a pérola:

- Esse goleiro deles tem cara de estudante da USP...

BRASILEIRÃO 2026: VEJA A TABELA DE JOGOS

Saul erra e o Seu Dirceu buzina como se fosse um título. Outros carros fazem o mesmo e fica muito claro o início desse texto.

Torcedor de time grande não torce para outro time grande só porque é brasileiro.

O próximo a bater é o Dembélé e o Seu Dirceu solta outra pérola:

- Esse aí seria banco do Dener aqui na Portuguesa. Joga nada.

E o Dembélé errou e o Seu Dirceu cresceu nos comentários:

- Eu avisei! Vamo USP!

Então o cara de estudante da USP foi fazendo história defendendo todos os outros pênaltis e o Seu Dirceu buzinando pelo caminho na fila de carros que também buzinavam na maior cidade do Brasil festejando a vitória do time do Luis Enrique e sua maior torcida do mundo por um dia. 

A viagem era longa e ficamos amigos. Falei de tudo um pouco e até da promoção Ganha Y Ganha, da Alfa. Então ele disse que não sabia mexer nessas "coisas de internet", mas ia pedir para o neto dele, o Matheus, apostar R$ 15 no Corinthians contra o Vasco, na final da Copa do Brasil.

Quando cheguei ao meu destino, apertei a mão do Seu Dirceu, pedi para ele mandar um abraço pro Matheus e fiz a última pergunta:

- Seu Dirceu, o seu neto faz o quê?

- Estudante. Da USP...

IMPORTANTE: As opiniões dos colunistas são independentes e não expressam, obrigatoriamente, a visão da Alfa.

Compartilhe nas redes sociais

Fique em dia

Assine nossa newsletter e esteja Sempre um Lance à Frente!