
Corinthians/Divulgação
Entenda o que é transfer ban sofrido pelo Corinthians
Transfer ban sofrido pelo Corinthians é uma sanção imposta pela Fifa a clubes que não cumprem pagamentos em transferências de jogadores.
A Fifa aplicou nesta terça-feira um "transfer ban" ao Corinthians por conta de uma dívida do clube com o Santos Laguna, do México, pela compra do zagueiro Félix Torres realizada em 2024.
Em dificuldades financeiras, o Timão pagou menos da metade dos US$ 6,5 milhões que deve ao clube mexicano pela compra do zagueiro, que foi parcelada em cinco vezes. Sem o recebimento, o Santos Laguna acionou a Fifa, que aplicou o transfer ban ao Corinthians. A diretoria corintiana recorreu à Corte Arbitral do Esporte, mas a punição foi mantida, adicionando multas e juros.
Para entender melhor o que é transfer ban, como funciona e quais os seus efeitos sob o Corinthians, continue acompanhando a leitura do conteúdo a seguir.
O QUE É O TRANSFER BAN, COMO FUNCIONA E O QUE IMPEDE?
Transfer ban é uma sanção imposta pela Fifa a clubes que não cumprem pagamentos em transferências de jogadores. Na prática, a punição impede que as equipes possam registrar novos atletas, ou seja, os clubes não podem contratar novos jogadores enquanto não regularizar as pendências anteriores.
Para que a Fifa imponha a punição, clubes ou atletas lesados entram com um pedido na entidade máxima do futebol com a necessidade de comprovar que o pagamento não foi realizado pelo time devedor. A Fifa estabelece um prazo para que o pagamento seja efetuado e, caso não seja cumprido, o transfer ban é imposto.
A partir da implementação do transfer ban, o clube devedor passa a ter um prazo mínimo para colocar em dia os pagamentos e, caso não consiga quitar seus débitos, novas punições ainda mais severas podem ser impostas.
COMO REVERTER O TRANSFER BAN?
Para livrar-se de um transfer ban, a equipe sancionada precisa pagar os valores cobrados pelo clube credor dentro do prazo estabelecido pela Fifa. Outra alternativa é negociar o valor com o clube ou atleta credor, de modo que este retire a queixa junto à Fifa.
OUTROS TIMES QUE JÁ ESTIVERAM NA MESMA SITUAÇÃO DE TRANSFER BAN DO CORINTHIANS
Recentemente o Botafogo também esteve ameaçado de sofrer um transfer ban por conta de atrasos na compra do meia Segovia.
Outro exemplo recente é o transfer ban do Vasco, que foi punido por não quitar dívida com o Newell 's Old Boys pela compra de Sforza. O clube de São Januário chegou a mais de uma semana barrado pela Fifa, e conseguiu reverter a situação por estar em recuperação judicial.
FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE COM O CORINTHIANS COM AJUDA DA ALFA!
No blog da ALFA, você não só confere palpites pré-jogo para analisar melhor as suas apostas, como também notícias detalhadas sobre os times, contratações, início de campeonatos e muito mais!
Abra a sua conta na Alfa agora mesmo e inicie os seus palpites com as melhores odds do mercado.
Compartilhe nas redes sociais
Fique em dia
Assine nossa newsletter e esteja Sempre um Lance à Frente!


